O caminho para uma dieta saudável (parte 1)

Se o que quer é diminuir seu peso de forma saudável, porque no fim você já percebeu que as dietas milagre o único que conseguem é te fazer perder o tempo e a sua saúde, eu tenho que dar parabéns e será um prazer ajudá-lo a obter o seu novo propósito:baixe irritantes quilos a mais, mas, desta vez, fazendo as coisas bem e sem pressa, desde o princípio. Como sempre acontece, as “dietas milagre” se popularizan em um instante, mas depois se perdem no esquecimento tão rápido como apareceu em seu momento.
Alguns exemplo dessas loucas dietas são: a dieta de Atkins, a dieta da clínica mayo, Dieta de Hollywood, dieta das proteínas líquidas, monodietas (dieta da alcachofra, abacaxi, etc.) e, recentemente, a dieta Dukan ou dieta da sonda.


Certamente, você já ouviu falar de alguma delas, ou até mesmo pode ser que tenha sido realizado a mais do que gostaria de admitir…
Pois isso agora não importa. O que importa é que você se deu conta de que já não é uma questão de beleza o que te preocupa, mas algo que vai mais além, sua saúde.


Ora, meu desafio será o seguinte: em um máximo de 3 post, terei de dar-lhe as orientações necessárias para que você possa começar a incorporar a seus hábitos diários, uma dieta saudável.
Tenha em conta que o objectivo não é que eu consiga superar o meu desafio, mas que tu ganhas uma vida mais saudável e porque não, conseguir eliminar do seu corpo algum desses gorduchos que se submetem. Isso sim, sem obsesionarte, que, no final, quem realmente te valoriza e aprecia, não tem em conta se já não tem tamanho 38 que se podia colocar os 20 anos.


Uma vez asimiles estas dicas gerais que te darei em seguida , está pronto para ler o seguinte post:



  • Lembre-se, se você não cuida do seu corpo, o seu corpo não se cuidasse de você.

  • Você deve dormir entre 7 e 8 horas por dia.

  • Mantenha-se hidratada; beber 2 litros de água por dia vai melhorar a saúde da sua pele, e ajudá-lo a eliminar toxinas, que de outra forma ficariam em seu corpo.

  • Na medida do possível tenta fazer 5 ou 6 refeições. Esta comprovado que se repartes o que se come ao longo do dia em vez de 2 ou 3 refeições, no 6, mas menos contundentes, você terá menos fome.

  • Você pode recorrer a alimentos saciantes de baixo conteúdo energético. É um truque muito eficaz para combater a sensação de fome entre as refeições.

  • Consome alimentos ricos em fibra, além de seu poder saciante, regulam a passagem dos alimentos pelo tubo digestivo.

  • Evite o excesso de sal nas refeições. Favorece a retenção de líquido, assim como também o desenvolvimento de doenças como a hipertensão arterial.

  • Evite as gorduras saturadas. O excesso de colesterol no corpo pode te passar factura.

  • Se bem que uma taça de vinho nas refeições pode ser benéfico para o seu coração, excederte, pode provocar, além de um aumento de peso, doenças diversas.

  • Para quem não gosta de um doce! …mas se a cada dia, comer de forma descontrolada, além de acumulados em nosso corpo em forma de gordura, com o tempo, poderíamos desenvolver diabetes mellitus.

  • Antes de iniciar qualquer dieta, é bom considerar objetivos. Você pode pensar em objetivos a longo prazo, mas o mais importante são os objetivos a curto prazo, que serão os que darão a satisfação imediata no seu dia-a-dia. Os que te dão motivos para seguir em frente e não desistir.

  • Fazer uma dieta saudável não é sinônimo de passar fome e comer alimentos sosos. Você pode emagrecer, comendo saudável, sem passar fome e com um pouco de imaginação podemos dar um toque original às nossas refeições, tornando-as muito mais apetecíveis ( o como fazê-lo, já sairá nos seguintes post).

  • Fazer exercício físico diariamente é indispensável para melhorar a sua saúde. Se você quer queimar gordura você deve praticar exercícios aeróbicos de intensidade moderada.

  • Aproveite cada mordida. Comendo lentamente digerirás melhor os alimentos e também você vai se sentir satisfeito com muito menos comida. A sensação de peso que aparece uma vez que terminamos de comer, em grande medida, vem dado por ter ingerido muita quantidade de comida em um curto período de tempo.

Estes pontos são alguns dos pilares básicos para poder começar uma dieta saudável. Deixarei que os asimiles, para amanhã começar a se aprofundar mais na deles.
No próximo post também te darei mais truques e dicas que te ajudarão nesse processo de mudança.


Até o próximo post!!!